quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pão caseiro integral

Eu amo fazer pão. Mesmo. Descobri essa habilidade há mais ou menos uns 5 anos e me acho muito boa nisso. O sabor do pão feito por nós é inigualável. Por pior que saia seu pão ele será sempre SEU. Por isso, eu recomendo. Vou postar essa receita que eu fiz ontem. Misturei o que eu tinha em casa e fiz. Com o tempo vc pega intimidade com a massa e vai começar a fazer assim também. Não fotografei o passo-a-passo mas prometo que faço em breve e posto aqui, tá?


Mas a receita eu posso dar:


Deixei de um dia para o outro fermentando um pouco de farinha branca, uma colher de sopa de açúcar mascavo e um envelope de fermento biológico seco.

No dia seguinte juntei duas xícaras de farinha branca, duas de farinha integral, sal, 5 colheres de sopa de azeite e fui colocando água até ficar no ponto (mais ou menos dois copos americanos)

Deixei crescer

Sovei colocando aveia em flocos finos na mesa. Conforme sovava a aveia ia entrando aos poucos na massa. Aí lembrei que tinha linhaça e fiz o mesmo até estar espalhada na massa toda.

Sovei

Deixei a massa em formato de rolo e coloquei na forma de pão untada e enfarinhada.

Deixei crescer.

Passei gema em cima e coloquei no forno(alto e pré aquecido) por uns 25 minutos.

Deixe esfriar em uma grade pro fundo não ficar duro e :

COMA!

Quem fizer, por favor, me mostra que eu quero ver!

3 comentários:

  1. Oi Lili, Gostei da receita e resolvi testar. Como não tinha linhaça acrescentei uma cenoura ralada. Com a massa fiz 2 pães. Eu achei que ficou ótimo, as meninas e o marido também gostaram muito

    ResponderExcluir